sábado, 19 de março de 2011

Texto 2 - Para discussão em sala de aula: hidratação e vestuario adequado para atividades fisicas



Cuidados específicos com o corpo nas práticas esportivas: hidratação, vestuário

Presenciamos, nas praças ou avenidas das cidades, pessoas de todas as idades fazendo caminhada, alongando, correndo ou pedalando. Apesar de ser uma iniciativa saudável, falta a muitas delas informações e conhecimentos básicos sobre como realizar essas atividades. Algumas pessoas correm descalças no cimento, em ruas poluídas, em horários inapropriados, com excesso de agasalhos ou até mesmo em jejum, fazendo com que o que era para fazer bem acaba causando lesões, distensões, traumas nos pés e nas pernas e ate mesmo  a desidratação.

Hidratação adequada

A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida.A água é o maior componente do corpo humano ocupando entre 45 e 75% de seu volume, e possui papel primordial na regulação da temperatura corporal e transporte de nutrientes. A perda de suor (sudorese) é uma resposta fisiológica para o controle da temperatura central do corpo por meio da secreção de água, mas esta perda de líquido pelo suor, pela urina, pela evaporação e também pelas lagrimas, nem sempre são compensadas pela ingestão de líquidos.
A desidratação severa é potencialmente fatal, uma vez que o exercício nestas condições promove uma rápida elevação da temperatura corpórea e o início das complicações provenientes do calor. . A sede não é um bom indicador do estado de hidratação. Quando a temperatura corporal sobe demais, os sinais de alerta são vertigens, náuseas, confusão, cefaléia, rubor, pulso rápido e desmaios. A perda de água normalmente é de 2 à 3 litros por dia para indivíduos submetidos a temperaturas climáticas, com 50% do total perdida em forma de urina.
Além da hidratação, a escolha do vestuário para a prática de atividades físicas requer alguns cuidados básicos

Vestuário

 Os calçados devem ser de preferência tênis  leves, confortáveis e um pouco folgados para não causar dores nem apertos, o uso de meias ajuda na absorção do suor. Sapatos, sandálias de salto, e botas assim como práticas descalços devem ser totalmente proibidas visto que podem levar a lesões, machucados (cortes com pontas), perda de rendimento em atividade.
 As roupas devem ser leves, arejadas e de preferência bem folgadas, pois estas permitem uma boa circulação do ar sobre o corpo além de favorecer, a perda de calor por evaporação. Roupas inadequadas como blusas de frio, calças JEANS podem gerar o aumento da temperatura corporal, o que aumenta a possibilidade de problemas como confusão mental, cefaléia, rubor, pulso rápido e desmaios.
A roupa tem que ser planejada para dois fins: (1) para a proteção dos raios solares e (2) para permitir a máxima evaporação do suor. Portanto roupas mais claras refletem mais os raios solares fazendo com que elas sejam mais frescas do que a roupa preta, que absorve os raios luminosos. 
As cores escuras absorvem o calor e as claras o refletem; portanto, para a prática de exercícios físicos, devem-se vestir roupas de cores claras, para reduzir a quantidade de energia de radiação absorvida pelo corpo. As roupas pesadas ou as confeccionadas em poliéster ou borracha retardam a evaporação, reduzindo assim, a perda de calor.

3 comentários:

  1. Gostei do texto irei usa-lo nos início das minhas atividades também sou professor de Educação Física

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  2. muito bom..me ajudou para apresentação de trabalho e na aprendizagem do dia-dia.

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  3. gostei, me ajudou bastante na pesquisa, queria ter esse tanto de visualizações

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