sábado, 25 de fevereiro de 2012

Projeto Xadrez na Escola

ESCOLA MUNICIPAL ALIANÇA – GARAVELO SUL II
 DISCIPLINA: Educação Física
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Marcos Leandro de Assis Leite
PROJETO XADREZ NA ESCOLA

A prática do jogo de xadrez tem crescido de maneira significativa em toda rede pública de ensino do país. São expressivos os números de alunos que praticam e querem praticar o Xadrez, mas infelizmente nem sempre estes interessados têm apoio das instituições escolares ou de lazer e do poder público, por meio políticas publicas de incentivo á prática deste esporte.
Com todo esse crescimento temos de dar condições para a implantação da prática da modalidade com recursos físicos, humanos e material básico para serem utilizados pelos alunos da rede pública municipal. Serão realizadas oficinas com exposição de textos, demonstração do jogo de xadrez para os alunos da escola incentivando a todos a sua prática.
OBJETIVO GERAL
       Proporcionar aos alunos da Escola Municipal Aliança a oportunidade de conhecer e aprender o jogo de xadrez utilizando-o para desenvolver suas habilidades cognitivas, sociais democratizando o jogo e popularizando-o na escola.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
            -Levar o aluno, a saber, jogar xadrez respeitando as regras do jogo e as regras éticas do mesmo;
- Desenvolver o hábito de jogar xadrez como forma de exercitar o intelecto;
- Levar o aluno a melhorar a concentração através do jogo;
- Desenvolver no aluno o cuidado com o material de xadrez e com outros materiais didáticos;
- Criar oportunidade por meio do jogo e de suas regras para desenvolver a atenção e a concentração;
- Oportunizar situações que desenvolva o hábito do pensar antes de falar;
- Oferecer aos alunos uma opção de atividades escolar;
 -Dar oportunidade aos alunos praticantes do xadrez de ter um local e material      necessário para evoluir na sua aprendizagem;
- Educar por meio da ética enxadrística.
JUSTIFICATIVA
Tendo em vista as dificuldades apresentadas pelos alunos em sala de aula, em todas as disciplinas do currículo escolar, devido à falta de atenção, concentração, comportamento e raciocínio propõem-se neste trabalho, uma nova forma de atingir o aprendizado dos alunos com maior dificuldade nas áreas citadas, permitindo um trabalho quase que individualizado com o xadrez.
A escolha do xadrez se deu devido ao conhecimento do valor educativo do mesmo, que possibilita condições para que o aluno desenvolva suas habilidades intelectuais de forma desafiadora. Esse projeto de xadrez nas escolas justifica sua existência por estar demonstrando que o xadrez:
      • É cultura: uma atividade lúdica de origem milenar que se tem distribuído por todos os países do mundo e que encerra um corpo de conhecimentos e experiência que constituem patrimônio cultural da humanidade.
      • Tem uma base matemática: a matemática é um instrumento e linguagem da ciência, da técnica e do pensamento organizado.
      • Estimula o desenvolvimento de habilidades cognitivas tais como: atenção, memória, raciocínio lógico, inteligência, imaginação, etc...; capacidades fundamentais no desenvolvimento futuro do indivíduo.
      • Estimula a auto-estima, a competição saudável e o trabalho em equipe.
      • Pode ser utilizado como elemento estruturante do tempo livre do indivíduo.
      • Proporciona prazer em seu estudo e prática.
      • Por ser um jogo de regras, dita uma pauta ética em um momento propício para a aquisição de valores morais.
INTRODUÇÃO
O jogo de xadrez é uma atividade que através do tempo, conquistou cultura e costumes de povos e países em todo mundo durante milênios.
O xadrez é o segundo esporte mais praticado no mundo, é um grande impulsionador da imaginação, que também contribui para o desenvolvimento da memória da capacidade de concentração e da velocidade de raciocínio. Foi constatado que o xadrez desempenha um papel social por ensinar a lidar com a derrota e com a vitória, mostrando que "derrota não é sinônimo de fracasso nem vitória é sinônimo de sucesso". O xadrez é capaz de mostrar conseqüências de atitudes displicentes, que não tenham sido previamente calculadas, por conseguinte, estimular o hábito de refletir antes de agir, além de ensinar a arcar com as próprias responsabilidades dos próprios atos.
O raciocínio lógico e a capacidade de cálculo são estimulados, produzindo excelentes resultados no desempenho escolar, com destaque particularmente notável em casos de Física e matemática.
Algumas pesquisas educativas relacionadas com o xadrez provam a influência positiva deste jogo/esporte sobre seus praticantes.
Por exemplo, há mais de cem anos, Binet (1891) foi o primeiro que começou a estabelecer relações entre o xadrez e sua influência sobre aspectos da mente tais como: inteligência, concentração, imaginação e memória.Rank (1974), trabalhando com dois grupos de estudantes, um que estudava o xadrez e outro sem instrução enxadrística, demonstrou que o grupo  que estudava  o xadrez em cursos dirigidos apresentava uma performance melhor tanto na parte de cálculos como na parte verbal. Por exemplo, Stephenson (1979), trabalhando com programas intensivo de xadrez provou o aumento do rendimento escolar nas atitudes, esforço, concentração e auto-estima em, pelo menos, 50% de seus estudantes.
Browm (1981), afirma que a difusão do xadrez no meio escolar contribui, não somente para se exercitar as qualidades pessoais de cada indivíduo como também ajuda a superar problemas de convívio em grupo e de conduta. 
Nesse mesmo ano, Cristiansem, trabalhando com programas de xadrez para crianças de 10 e 11 anos demonstrou que este influenciava positivamente o rendimento geral de seus alunos
Fergusson, em 1983, demonstrou a influência decisiva do xadrez sobre o pensamento crítico de estudantes que haviam sido submetidos a cursos intensivos desta disciplina. 
Pesquisas realizadas por Charles Partos, professor do Departamento de Instrução Pública do Cantão do Valais (Suíça), afirma que o xadrez desenvolve:

1.        A atenção e concentração;
2.        O julgamento e o planejamento;
3.        A imaginação e a antecipação;
4.        A memória;
5.        A vontade de vencer, a paciência e o autocontrole;
6.        O espírito de decisão e a coragem;
7.        A lógica matemática, o raciocínio analítico e sintético;
8.        A criatividade;
9.        A inteligência;
                 10.  A organização metódica do estudo e o interesse pelas línguas  estrangeiras. 

 Por isso o xadrez merece credito, porque ensina o mais importante na solução de um problema, que é saber olhar e entender a realidade que se apresenta.”

E, além disso, aprender que as peças no xadrez não tem valores absolutos, que se deve controlar as posições das demais peças, tanto as próprias como as do adversário, para armar uma estratégia. Ter a percepção de flexibilidade e reversibilidade do pensamento que ordena o jogo.
Quantas vezes podemos notar crianças, por exemplo, ao não entenderem o que o enunciado do problema lhe diz. Não sabem solucioná-lo, aprendem fórmulas de memória, quando encontram textos diferentes não acham a resposta correta.
Devemos conseguir que as crianças e jovens encontrem seus próprios sistema de ação e para isso teremos que evitar, sempre que possível, as soluções mecanizadas. 
Assim na escola secundária com os dados de um teorema e sua idéia, a demonstração pode ser encontrada pelo aluno, porém para que isso aconteça é importante um certo treinamento na escola fundamental.

QUADRO COMPARATIVO DAS CARACTERÍSTICAS DO XADREZ E SUAS IMPLICAÇÕES EDUCATIVAS

CARACTERÍSTICAS DO XADREZ
IMPLICAÇÕES EDUCACIONAIS NA FORMAÇÃO DO CARÁTER
Concentração enquanto imóvel na cadeira
Desenvolvimento do autocontrole psicofísico

Fornecer um número de movimentos num determinado tempo

Avaliação da hierarquia do problema e a locação do tempo disponível

Movimentar peças após exaustiva análise de lances seguintes
Desenvolvimento da capacidade para pensamento abrangente e profundo

Encontrar um lance, a procura de outro melhor

Empenho no progresso contínuo

De uma posição a principio igual, direcionar a uma conclusão brilhante(combinação)


Criatividade e imaginação

O resultado indica quem tinha melhor plano

Respeito à opinião do interlocutor

Entre várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa
Capacidade para o processo de tomar decisões com autonomia


Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior devendo apresentar o seguinte

Capacidade para o pensamento e execução lógicos, auto-consistência e fluidez de raciocínio.

DESENVOLVIMENTO DO PROJETO
Serão desenvolvidas nas aulas de Educação Física da Escola Aliança

1ª ETAPA – APRESENTAÇÃO DE PROJETO EM SALA

Serão ministradas aulas com os conteúdos básicos do xadrez. direcionadas ao aprendizado e conhecimento do das pecas, tabuleiros e suas possibilidades. Formação de grupos de discussão e aprendizado por meio da discussão de regras e troca de conhecimentos entre os que já praticam, de modo a permitir a comunicação e a socialização dos alunos.

2ª ETAPA – VIVÊNCIAS PRÁTICAS EM GRUPO

 Início de vivências com a prática do xadrez em sala de aula.

3ª ETAPA- COMPETICÃO EM SALA DE AULA

Começaremos a formar pequenas disputas em sala de aula como forma de diagnóstico de aprendizagem, e também para instigar à prática prazerosa do xadrez. Os alunos serão selecionados para participar de um campeonato entre as salas da escola. 

4ª ETAPA: COMPETIÇÃO INTERCLASSE

Formação de campeonato entre classes para seleção do mais dedicado ao aprendizado das técnicas do xadrez.
RECURSOS MATERIAIS
RECURSOS
QUANTIDADE
Tabuleiros de xadrez oficial
           8
Conjuntos de peças para xadrez oficial
  8



Discussões em sala
1 Histórico
2 - O tabuleiro
a-      Divisão
                         b-  Nomenclatura das casas
3 - As peças
a-      Nome das peças e suas posições no tabuleiro
b-      As peças e seus movimentos
c-      O valor das peças
d-     O deslocamento das peças no tabuleiro nas suas diversas direções
e-      Como eliminar as peças adversárias
5 - O xeque e o xeque-mate
a-      Objetivo principal do jogo ( o xeque-mate )
b-      Xeque a descoberto
c-      Abandono de partida
6- A ética enxadrística
a-      Normas de conduta esportiva
b-      Hábitos nocivos ao desenvolvimento do jogo
c-      Coordenação motora no manuseio das peças, relógio e súmulas.
7 - O jogo de xadrez 
a-      Noções básicas do jogo de xadrez
b-      Como iniciar uma partida
c-      Abertura, jogo médio e final
d-     Técnicas enxadrísticas
e-      Saída com as brancas e com as pretas
f-       Partidas instrutivas
8 – Avaliações

Participação oral e prática, conduta nas partidas disputadas, avaliação formal (prova).




3 comentários:

  1. Nossa, você tá muito nerd, hein!
    Parabéns pelo blog. Esse projeto é para que público?

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