HIDROLÂNDIA
– GARAVELO SUL II
ESCOLA
MUNICIPAL ALIANÇA
PROFESSOR
RESPONSÁVEL: MARCOS LEANDRO DE ASSIS LEITE
PROFESSORES
APOIO: ANA PAULA, SERGIO ROSA, VALDEMIR, BETHANIA, ROSANE, MARINA, LUCIA
HELENA, NIVIA E JAQUELINE.
COORDENADORAS:
ANA CRISTINA E MARIA DAS DORES
PROJETO
JOGOS INTERNOS DA ESCOLA ALIANÇA
1.
INTRODUÇÃO
Por volta dos anos 60 a 70,
prevaleceu nas aulas de Educação Física a Concepção Pedagógica Competitivista a
fim de despertar na sociedade brasileira o interesse pela prática desportiva,
assim o país tornou os Jogos Internos Escolares um meio para treinar os futuros
competidores.
Porém, nos anos 80, surge a
corrente progressista na intenção de eliminar o esporte performance das escolas
e construir uma nova importância do conteúdo ministrado, relacionando-o ao
cotidiano do discentes.
No Brasil, a prática do
desporto escolar vem sendo estimulada desde 1882, quando Rui Barbosa defendeu a
inclusão da ginástica no currículo escolar, mais recentemente na constituição
de 1988 foi aprovado um artigo que defende o direito a prática esportiva. O
referido artigo declara: “Art 217 – É dever do Estado fomentar práticas
desportivas formais e não formais como direito de cada um, observando”:
II – A destinação de
recursos públicos para a promoção prioritária do esporte educacional e, em
casos específicos, para a prática do desporto de alto rendimento”.
Já em 1989 a Constituição do
Estado da Bahia reafirma em seu artigo 278 o papel do Estado na promoção destas
práticas.
“Art. 278 – É dever do
Estado e dos municípios promover, incentivar e garantir, com recursos
financeiros e operacionais, as práticas desportivas escolares e comunitárias e
o lazer como direito de todos, visando o desenvolvimento integral do cidadão”.
O esporte é uma das
propostas da Educação Física escolar, porém não deve ter um fim em si mesmo. A
Educação Física, na escola, vai além da profissionalização e estática do
movimento, pois tem um importante papel na formação global do indivíduo
enquanto ser social que vive em constante movimentação e aprendizagem.
Partindo desse princípio é
que propomos um trabalho diversificado que vise, dentro do contexto escolar
valorizar não só o esporte, mas também todas as formas de movimentação que
compõem o ambiente das aulas da Educação Física, destacando-se neste processo os
jogos tradicionais e os criados pelos alunos da instituição.
2.
JUSTIFICATIVA
A prática esportiva como
instrumento educacional visa ao desenvolvimento humano e capacita o educando a
desenvolver suas competências sociais e comunicativas, essenciais para o seu
processo de desenvolvimento individual e social, ao mesmo tempo em que o
esporte constitui-se num instrumento pedagógico que tem sido ferramenta
importantíssima no auxílio dos conteúdos escolares.
O papel das práticas esportivas
vem sendo cada vez mais valorizado, tanto pela sociedade quanto pelos
governantes e educadores. Não só por sua importância na melhoria da qualidade
de vida, mas também por seu papel no desenvolvimento sociocultural e afastamento
do mundo das drogas dos nossos alunos.
Por esse motivo é cada vez
mais comum revistas, jornais e programas de TV realizar matérias tendo como
tema principal o esporte e as práticas de atividades físicas em seu papel para
uma melhor integração cultural, inclusão social e manutenção da saúde.
As diferentes competências
com as quais os estudantes chegam à escola são determinadas pelas experiências
corporais que tiveram oportunidade de vivenciar. Ou seja, se não puderam
brincar, conviver com outras pessoas, explorar diversos ambientes, provavelmente
suas competências serão restritas. A escola, sendo pois, uma extensão do lar,
deve propiciar estas atividades diversificadas, que ampliam os conhecimentos, a
fim de prepará-las para o exercício da cidadania e a vida em sociedade.
Nas aulas de Educação Física
os alunos costumam trabalhar determinadas atividades somente dentro de sua
própria sala, o que leva a conhecer parcialmente suas potencialidades e
fraquezas, no que se diz respeito a área de jogos e esportes. Por isso, os
jogos acontecerão entre classes de mesma faixa etária e habilidades motoras
mais próximas, o que levarão aos alunos o conhecimento dos outros colegas de
turma colaborando para o fortalecimento de laços dentro da instituição escolar.
Por isso, os Jogos Internos da Escola Aliança se propõem a desenvolver
atividades e competições em todos os segmentos que estão divididos em
categorias de acordo com a faixa etária dos alunos.
Acreditamos que valores como
socialização, responsabilidade, cooperação, respeito, liderança, personalidade,
persistência e vida saudável podem ser alcançados por meio da prática
esportiva, fazendo das práticas de atividades físicas coletivas na escola um
importante elemento humanizador para preparação de jovens e crianças na vida em
sociedade.
Além de todas as justificativas
acima citadas, cumpre acrescentar que o projeto faz parte do cronograma de
atividades da escola em comemoração ao dia das crianças e também por exigência
da Secretária Municipal de Educação.
3.
OBJETIVO
GERAL
Motivar e envolver os
alunos, incentivando-os à prática da Educação Física e de seus conteúdos como instrumento
de inclusão social para contribuir na formação integral do estudante como ser
social e participante estimulando sua criatividade por meio da valorização dos
jogos criados pelos alunos.
4.
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
• Compreender o esporte de
um modo geral, como elemento de inclusão social;
• Participar de atividades
competitivas, respeitando as regras e não discriminando os colegas, suportando
pequenas frustrações, (evitando atitudes violentas);
• Desenvolver a inteligência
emocional necessária ao bom convívio social, a partir de atividades de integração;
• Refletir e avaliar seu
próprio desempenho e dos demais, tendo como referência o esforço em si, e dos
colegas no desenvolvimento participativo das modalidades esportivas;
• Adotar atitudes de
respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações de competitividade
esportiva;
• Reconhecer-se como
elemento integrante do ambiente, adotando hábitos saudáveis de higiene, alimentação
e atividades corporais, relacionando-os com os efeitos a própria saúde e de
recuperação, manutenção e melhoria da saúde coletiva.
• Possibilitar atitudes não
violentas através de práticas coletivas que desenvolvam a solidariedade.
.
Interagir
e colocar na prática atividades que são desenvolvidas no cotidiano da Educação
Física.
5. MODALIDADES
1- Atletismo
1.1 - Corrida de 100m (masculino e feminino)
2- Estafetas
2.1 – Corrida com balão de água (misto)
2.2 - Corrida de sacos (misto)
3- Pique pega por tempo em
equipe (misto)
4- Bombardeio
5- Bolichão
6- Xadrez
7- Dominó
8- Dama
9- Handebol (masculino e
feminino)
10- Futsal (masculino e 1
agrupado no feminino)
6
- DESCRIÇÃO DE MODALIDADES
6.5.1 - ATLETISMO
É um esporte tradicional que
exige muita dedicação, concentração, preparo físico e velocidade nas provas de
corridas e saltos. Nos jogos internos deste ano, contaremos apenas com as prova
dos 100m, acontecendo em caráter recreativo e informativo, pois não é objetivo
da Educação Física formar atletas, mas sim, propiciar aos alunos vivências e
estímulos diversos, preparando-os para as fases seguintes, tornando-os aptos a
identificar e opinar sobre o esporte que é considerado o mais antigo da
humanidade.
6.5.1.1 – Corrida de 100m
Desta
prova irão participar quatro participantes por turma representando sua equipe,
separados meninos de meninas. Estes deverão quando sair de suas marcas iniciais
dar duas voltas no obstáculo solicitado e voltar para a posição inicial. A
prova será disputada em melhor de três series, a equipe que ganhar duas séries,
independente do participante, ganhará os pontos. Á equipe vencedora será
atribuída dez pontos e ao segundo lugar cinco pontos.
6.5.2
– ESTAFETAS
São
atividades que visam desenvolver a velocidade, equilíbrio emocional, capacidade
de resolução de problemas de forma rápida e criativa, solidariedade e espirito
de equipe.
6.5.2.1
– Corrida com balões de água
As
equipes estarão em fileiras, e o primeiro de cada equipe estará segurando um
balão com água, ao sinal do professor, o primeiro de cada fileira devera vencer
um percurso com obstáculos portando o balão com água, sem deixar que o mesmo
estoure. Vencerá a equipe em que todos concluírem o percurso sem que o balão
estoure. A disputa acontecerá com equipes mistas Formadas por quatro homens e
quatro mulheres. E o sistema de disputa será feito na melhor de três series,
quem ganhar duas series sendo elas seguidas ou não levam dez pontos para equipe
e cinco para a que ficar em segundo lugar.
6.5.2.2
– Corrida de Saco
Os
alunos deverão entrar em sacos de algodão segurando o mesmo pela boca, na
altura da cintura e concluir o percurso determinado. Vencerá a equipe que
concluir o percurso em menor tempo. Será disputada em três rodadas ou em três
caso haja empate no resultado. Serão computados dez pontos para a equipe campeã
e cinco para o segundo lugar. Acontecerá de forma mista, com oito participantes
no total, quatro meninos e quatro meninas.
6.5.3
– PIQUE PEGA POR TEMPO
Serão
selecionados quinze alunos no total por equipes, onde dentre estes quatro (dois
homens e duas mulheres) serão os pegadores. Ganha o jogo a equipe que conseguir
o pegar todos os corredores no menor tempo possível. A prova será realizada em
apenas uma rodada e ao vencedor será atribuído dez pontos para a equipe a qual
conseguir pegar em menor tempo e cinco para a outra equipe.
6.5.4
– BOMBARDEIO
Desta
prova participarão dez participantes por equipe sendo cinco mulheres e cinco
homens, e no tempo de quinze minutos os alunos deverão deslocar com pequenas
bolas de borracha o maior número de vezes possíveis a bola maior que
inicialmente estará no centro. Ao final, ganha a equipe que conseguir o maior
número de pontos. Serão colocados dez pontos para a equipe vencedora e cinco
para a que fizer menos pontos.
6.5.5
– BOLICHÃO
Este
jogo foi criado pelos alunos do sétimo ano B de 2012 e caiu na graça dos alunos
como um de seus preferidos. Consiste da união do boliche com corrida de
revezamento, onde a equipe com números iguais de participantes (três homens e
três mulheres), três cones por cada equipe e uma bola media. Os segundos da fila de cada equipe deverão
ficar atrás dos cones para pegar a bola e devolver para o colega que está na
posição de número um, que esta fazendo o lançamento. Quando o lançador
conseguir derrubar os três cones, ele vai para trás da fila, a pessoa (segundo)
que estava lançando a bola de volta, agora passa a ser o lançador em direção às
garrafas. O jogo funcionará em séries de cinco rodadas, vence quem conseguir o
maior número de pontos.
6.5.6
– XADREZ/DAMAS
O
xadrez e a damas são jogos que requerem lógica, conhecimento e raciocínio, tudo
num modelo de construção própria do sujeito, o jogador, no caso a criança que
desafia o oponente, a outra criança, a testar seus conhecimentos em xadrez,
auxiliado por sua pelas habilidades citadas, mais a oportunidade de “ler” a
mente de seu adversário e antecipar suas ações e produzir movimentos que levem
seu oponente a cometer erros de assimilação de seus movimentos. Deste jogo
participarão apenas dois alunos por turma, sendo um homem e uma mulher. Será
disputada em apenas uma partida que levará dez pontos para o vencedor e cinco
para o segundo lugar.
6.5.6
– DOMINÓ
Tipo
de jogo bastante tradicional que busca o desenvolvimento do raciocínio logico,
a concentração, a motricidade fina e o relaxamento. São jogos populares de
grande valor educacional e pedagógico. Participarão dois alunos, sendo um homem
e uma mulher desta modalidade, cada vencedor receberá dez pontos ou cinco de
acordo com a colocação.
6.5.9
– HANDEBOL
O
handebol é um esporte dinâmico, bastando uma bola e alguns jogadores. Disputado
entre duas equipes, seu objetivo é a marcação do maior número de gols possível,
algo que a cultura brasileira tanto admira no futebol. Podem participar desta
modalidade até nove alunos sendo que estarão no jogo apenas sete, sendo um no
gol e seis na linha. Será jogada em duas partidas de 7 minutos com intervalo de
2 minutos entre as mesmas. Será feito times com mulheres e com homens, caso não
tenha quantidade suficiente de participantes, é aceitável negociação para que
todos participem.
6.5.10
– FUTSAL
O
esporte mais conhecido no Brasil e um dos mais adorados a escola, o futsal
diferencia-se do futebol por ser desenvolvido na quadra e não no campo de
grama, além disso a bola também é menor e pula menos que a de futebol de campo,
tudo isso para facilitar o domínio e movimentação dentro da quadra que é menor
e mais lisa que a grama. Participarão do jogo 5 alunos, sendo 4 na linha e 1 no
gol. Será disputado em dois tempos de 7 minutos. Cada sala terá o direito de
montar um time masculino e selecionar meninas para participar do jogo por
equipe no caso das meninas.
7
- DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
Todos os alunos, durante os
jogos, estarão sujeitos às normas disciplinares da Escola Municipal Aliança,
prevista em seu regulamento interno.
8
– DA ARBITRAGEM
Os árbitros serão o
professor que acompanha a modalidade ou algum aluno que dominar melhor o
esporte ou jogo trabalhado e consiga atuar sem ser tendencioso.
9-
DAS REGRAS DISCIPLINARES
O atleta que faltar com
respeito aos colegas, professores e árbitros, seja durante ou em qualquer
momento dos jogos, será punido da seguinte forma:
1º- receberá advertência
verbal
2º- receberá advertência com
cartão amarelo
3º- receberá advertência com
cartão vermelho
4º- receberá expulsão dos
jogos.
*O atleta que cometer entrada faltosa (carrinho,
cotovelada, ponta-pé ou qualquer outro tipo de agressão verbal/física.
10.
DOS UNIFORMES
Será disponibilizado aos
alunos coletes nas cores AMARELO e AZUL para os jogos que se fizerem necessários,
caso os alunos queiram providenciar outro uniforme, este deverá conter as cores
amarelo ou azul em maior parte.
Não sera permitido o uso de
matérias, tais como: chuteiras, sapatos, sandálias, tamancos, relógios, e
outros ornamentos cortantes durante a execução dos jogos.
Todos alunos deverão estar
com camisetas ou cores da sua equipe para participar.das competições
11.
DA PONTUAÇÃO
A equipe que fizer maior número
de pontos será considerado o campeão. Os pontos serão dados obedecendo a
seguinte regra:
·
Vitória – 10 pontos
·
Empate – 5 pontos para cada equipe
·
Derrota – 5 pontos
Em caso de empate no
primeiro lugar, as duas equipes serão declaradas campeãs. Os participantes
receberão a medalha de ouro e prata. Ao melhor jogador e jogadora de todos os
jogos será entregue um troféu (este aluno será escolhido por meio de escolha
dos professores analisando a participação nos jogos, torcida, contribuição para
a organização e a ajuda de seus parceiro).
12 – LOCAIS DE COMPETIÇÃO
As
competições acontecerão na quadra de esportes e também em algumas salas de
aula, no caso do dominó, damas e xadrez.
13-
DA PROGRAMAÇÃO
1º
DIA- 08/10
|
2°DIA-
09/10
|
3º
DIA – 10/10
|
4º
DIA – 11/10
|
ATLETISMO
|
BOMBARDEIO
|
BOLICHAO
|
|
ESTAFETAS
|
DAMAS/ XADREZ DOMINÓ
|
FUTSAL
|
CONCLUSÃO DE MODALIDADES
|
CORRIDA DE SACOS
|
PIQUE PEGA/TEMPO
|
HANDEBOL
|
ENTREGA DE MEDALHAS
|
XADREZ/DAMAS DOMINÓ
|
OBS: Todas as competições estão previstas
para começar as 7h30, para dar tempo de organizar os materiais necessários para
a prática das modalidades do dia.
13- MATERIAIS NECESSÁRIOS PARA
EXECUÇÃO DO PROJETO
- 10 BOLA DE BORRACHA
MÉDIA
-
2 SACOS DE BALÃO
-3
BOLAS DE FUTSAL ( DIFERENTE DA BOLA DE FUTEBOL, DEVE SER MENOR E PULAR MENOS).
-2
BOLAS DE HANDEBOL FEMININO
-2
BOMBAS COM BICO PARA ENCHER BOLAS
-
2 TROFÉUS MÉDIO/PEQUENOS PARA MELHOR JOGADOR E JOGADORA DA COMPETIÇÃO.
-
100 MEDALHAS DE OURO
-100
MEDALHAS DE PRATA
JOGOS INTERNOS ESCOLA
MUNICIPAL ALIANÇA - 2012
HORÁRIOS DE JOGOS POR TURMA E DIA
08/10/2012 – SEGUNDA FEIRA
HORÁRIO
|
TURMA
|
MODALIDADE
|
QUANTIDADE DE ALUNOS
|
7h30 – 7h50
|
5° ano A/B
|
Corrida com balões (misto)
|
3H e 3M por turma
|
7h50 – 8h10
|
5° ano A/B
|
Corrida de 100m(individual)
|
4H e 4M por turma
|
8h10 – 8h25
|
5° ano A/B
|
Corrida de Sacos (misto)
|
3H e 3M por turma
|
7h30 – 8h30
|
5° ano A/B
|
Dominó
|
2H e 2M por turma
|
8h40 – 9h00
|
6° ano A/B
|
Corrida com balões
(misto)
|
3H e 3M por turma
|
9h00 – 9h20
|
6° ano A/B
|
Corrida de
100m(individual)
|
4H e 4M por turma
|
9h30 – 9h45
|
recreio
|
recreio
|
recreio
|
9h50 – 10h15
|
6° ano A/B
|
Corrida de Sacos
(misto)
|
3H e 3M por turma
|
8h45 – 10h15
|
6° ano A/B
|
Dominó
|
2H e 2M por turma
|
10h30 – 10h45
|
7° ano A/B
|
Corrida de Sacos
|
3H e 3M por turma
|
10h45 – 11h10
|
7° ano A/B
|
Corrida de 100m
|
4H e 4M por turma
|
09/10/2012 – TERÇA FEIRA
7h30-
7h50
|
7°
ano A/B
|
Bombardeio
(misto)
|
Toda
turma
|
7h50
– 8h00
|
7°
ano A/B
|
Diferentes
pegadores(misto)
|
8H
e 8M por turma
|
7h30
– 8h00
|
7°
ano A/B
|
Damas/
Xadrez
|
1H
e 1M por mod.
|
8h00 – 8h20
|
6° ano A/B
|
Bombardeio
|
Toda turma
|
8h20 – 8h40
|
6° ano A/B
|
Diferentes pegadores
|
8H e 8M por turma
|
8h00 – 8h40
|
6° ano A/B
|
Damas
|
2H e 2M por turma
|
8h40
– 9h00
|
5°
ano A/B
|
Bombardeio
|
Toda
turma
|
9h00
– 9h15
|
5°
ano A/B
|
Diferentes
pegadores
|
5H
e 5M por turma
|
8h40
– 9h15
|
5°
ano A/B
|
Damas
|
2H
e 2M por turma
|
9h30 – 9h45
|
Recreio
|
recreio
|
Recreio
|
9h50 – 10h15
|
8° A/B e 9°
|
Bombardeio
|
Toda turma
|
10h15 – 10h30
|
8° A/B e 9°
|
Diferentes pegadores (MISTO)
|
8H e 8 M por turma
|
10h30 – 11h00
|
8° A/B e 9°
|
Bolichão
|
4H e 4M por turma
|
9h50 – 11h00
|
8° A/B e 9°
|
Xadrez/Damas
|
1H e 1M por mod.
|
10.10/2012 - QUARTA FEIRA
7h30
– 8h00
|
8°
A/B e 9°
|
Handebol
masculino
|
7
por equipe
|
8h00
– 8h30
|
8°
A/B e 9°
|
Handebol
feminino
|
7
por equipe
|
8h30
– 9h20
|
8°
A/B e 9°
|
Futsal
masculino
|
5
por equipe
|
9h45 – 10h15
|
7° A/B
|
Handebol masculino
|
7 por equipe
|
10h15 – 10h45
|
7° A/B
|
Handebol feminino
|
7 por equipe
|
10h45 – 11h10
|
7° A/B
|
Bolichão (misto)
|
4H e 4M por equipe
|
11/10/2012 – QUINTA FEIRA
7h30 – 8h00
|
5° ano A/B
|
Bolichão (misto)
|
4H e 4M
|
8h00 – 8h200
|
5° ano A/B
|
Futebol em duplas (misto)
|
4 duplas por equipe
|
8h20 – 8h50
|
6° ano A/B
|
Bolichão (misto)
|
4H e 4M
|
8h50 – 9h30
|
6° ano A/B
|
Futebol em duplas
(misto)
|
4 duplas por equipe
|
9h30 – 9h45
|
recreio
|
recreio
|
recreio
|
9h50 – 10h20
|
7° ano A/B
|
Futebol em duplas (misto)
|
4 duplas por equipe
|
10h20 – 11h15
|
Cotação de pontos e
premiação
|
Fotos
PARABÉNS PROFESSOR!
ResponderExcluirparabéns professor! é de pessoas como vc q a educação física escolar precisa. \0/
ResponderExcluirParabéns muito bom....
ResponderExcluirParabéns Professor !pela dedicação e profissionalismo, conclamamos que todos os professores de Educação física tenha esse perfil .É desse profissional que a Educação precisa .
ResponderExcluirProfessor você serve de inspiração para todos que estão desmotivados com a área. Me alegro e me motivo ao ver este testemunho. Parabéns!!!
ResponderExcluirParabéns professor.Gostei muito do seu trabalho.Com ele tive novas ideias para novos jogos
ResponderExcluirParabéns professor muito bom seu trabalho!!!
ResponderExcluirparabéns professor que deus abençoe seu trabalho muito bom seu projeto excelente.
ResponderExcluirParabéns!Excelente trabalho, muito motivador !!
ResponderExcluirblog bem dinamico, vou recomendar para a equipe da escola zona norte sp, bacana mesmo
ResponderExcluirexcelente blog para repassar as ideias ao colegio zona norte sp, post muito criativo e útil, sensacional a iniciativa!!
ResponderExcluir.muito bom
ResponderExcluirExcelente trabalho parabéns!
ResponderExcluirMUITO INTERESSANTE, ME AJUDOU BASTANTE.
ResponderExcluirOBRIGADO E PARABÉNS.
parabéns! Orgulho para a profissão! Você tem vídeos? Gostei muito pois saiu do modelo tradicional de modalidades
ResponderExcluirTrabalho muito bom, parabéns!
ResponderExcluirMe ajudou muito!