Quem ja trabalhou com Educação Infantil poderá perceber que algumas das atividades são inapropriadas para as faixas de idade que trabalho ( 4 e 5 anos), mas decidi coloca las para mostrar os erros da inadequação e instigar possíveis colaborações dos colegas leitores.
ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR OLINTO DE PAULA
LEITE
EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSOR MARCOS LEANDRO
PLANEJAMENTO DE AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E
CICLO I /2017
Período: 06/02 a 16/02/2017
Objetivos Específicos
- Apropriar e desenvolver os movimentos fundamentais
básicos de locomoção e estruturação do domínio corporal.
- Participar de
diversas brincadeiras e jogos que utilizem o corpo e suas potencialidades,
aumentando as experiências motoras de cada criança.
-Conhecer o próprio
corpo e as partes que o formam, dando lhe possibilidades de movimentações.
- Compreender a
importância da hidratação para as práticas de atividades físicas e fazer o uso
da garrafa de água diariamente.
-Construir vivencias
rítmicas valorizando as brincadeiras cantadas tradicionais e cirandas de roda.
-Estimular a
participação democrática e respeitosa dos educandos buscando atenuar as
vergonhas corporais e expressivas.
Procedimentos
Metodológicos - Ciclo I
*As atividades propostas são
possibilidades de trabalho e serão reorganizadas de acordo com a maturidade da
turma e variações de espaço e tempo de cada aula.
Aula 1
-Acolhida e
interação inicial com alunos.
-Corrida de grupos:
individual, de duplas, trios, quatro (...), pular carniça, alternância passando
por baixo das pernas – conversar sobre a necessidade de ter cuidado com o grupo
e os participantes que correm menos ou que apresentam dificuldade de locomoção
para evitar possíveis problemas e machucados. Relembrar a regra do cuidar dos colegas e evitar acidentes.
-Alongamento de MMSS
e MMII.
-Brincadeira de
carro e moto na maior distância da quadra – conversar sobre regras e espaços.
-Brincadeira
cantada: Samba crioula – Samba crioula, que veio
da Bahia/ Pega essas crianças e joga na bacia/ A bacia é de prata, ariada com
sabão/ E depois de ariada vai lavar o seu roupão/ Seu roupão é de pena,
sapatilha é de filó/ quem não abraçar primeiro vai ser a VOVÓ!!!
-Água e banheiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 2
-Acolhida e
interação inicial com alunos.
-Pega Pega com bola
– conversar sobre as regras e os lugares permitidos para acertar a bola.
-Alongamento MMII
-Estafeta simples
com bola – organização da turma em dois grupos.
-Roda de conversa:
Competição, o que é? É bom ou ruim? Quais características são percebidas nesta
atividade e que não agradam o grupo? Cuidado? Necessidade de saber ganhar e
perder? Desafiar-se em cada rodada, buscar os limites de cada um (...).
-Água e banheiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 3
-Acolhida e
interação inicial com alunos.
-Brincadeira Rabo de
gato.
-Alongamento sentado
individual e em duplas – Distribuir os
alunos em todo o espaço da quadra de maneira que tenham amplitude de movimento;
alongamento de costas e posteriores de coxas com pernas abertas e fechadas,
alongamento de medial de coxa com flexão, frente para o colega um puxando o
outro de frente, Extensão de coluna em L, flexão de joelho, abraço de pernas,
torção do tronco deitado.
-Brincadeira Adoleta
e reflexão final sobre o andamento da aula e possíveis acontecimentos e
problematizações.
-Retorno para sala,
banheiro e água.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Aula 4
-Acolhida e
interação inicial com alunos.
-Conversa sobre as
brincadeiras preferidas da turma – elencar no quadro todas as brincadeiras, fazer
leitura coletiva e por votação da turma escolher duas brincadeiras para que
possamos vivenciar na aula.
-Roda de conversa ao
final para discutir sobre a forma de organização do dia, “escolha democrática”,
e analisar a possibilidade de novos momentos iguais a esse, de escolha, como
forma de se evitar conflitos em sala e buscar a diversão de todos. Persistir no
uso diário da garrafa de água.
-Retorno para sala
de aula, banheiro e água.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Possibilidades
de Procedimentos Metodológicos – Educação Infantil
-Aula 1
-Acolhida e
interação com os alunos.
-Em sala de aula
organizar as mesas para fazer brincadeiras Cantadas: Caranguejo, marcha
soldado, indiozinhos, estátua, cabeça-ombro-joelho e pé, brilha estrelinha.
-Banheiro e água
para sair de sala.
-Deslocamento em
fila para quadra – utilizar a corda como norteador.
-Caminhar em cima
das linhas da quadra, corridas simples na menor distancia e na maior distância.
-Distribuir bolas de
diferentes tamanhos e deixar que os alunos utilizem a bola para explorar os
espaços da quadra e o próprio corpo.
-Chute ao gol –
utilizando dois cones, demarcar um lugar para que os alunos possam chutar a
bola como penâlti do futebol.
-Organização de
materiais em espaço determinado.
-Volta à calma e
preparação para voltar para sala.
-Água e banheiro.
-Materiais: Corda, celular e caixa de som, 4 cones,
Bolas de diversos tamanhos e pesos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Aula 2
-Acolhida e
interação com os alunos.
-Convidar para
imitar os animais, ver o que cada aluno consegue imitar sons e corpo, dar
sugestões: macaco, galinha, perú, cachorro, rato, ovelha, pato, arara, gato,
porco, pintinho, coruja, leão, cavalo, elefante, cobra, sapo, lobo.
-Ouvir e dançar a música
da Eliane: dança dos bichos, 2:22 (spotify – Educação Infantil).
-Música dos patinhos
da Xuxa, 2:06 (spotfy –Educação infantil).
-Mostrar a lista de
animais para os alunos e contar que seremos exploradores e vamos procurar os
animais da lista que estão com medo das crianças na escola e decidiram se
esconder ou na quadra ou no parquinho, os alunos deverão encontrar a figura dos
animais e trazer de volta para o professor.
Após encontrar os 27 animais – e entregar para o professor. Em roda de
conversa conversar sobre o que é cada animal e como é o som daquele animal,
dramatizar o som e o movimento. Retornar para sala e colorir os animais com
lápis de cor ou giz de cera.
-Materiais: Xerox com os bichos em folha para que os
alunos procurem pela quadra, caixa de som, celular com bateria, lápis de cor ou
giz de cera.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Aula 3
- Acolhida e
interação com os alunos.
-Cantar a música dos
patinhos, indiozinhos e por fim apresentar a música dos dedinhos. Questionar
aos alunos qual parte do corpo as músicas trabalhadas do dia tem em comum,
estimular a discussão e observação do próprio corpo.
-Conversar sobre
quais são as funções das mãos para o ser humano, o que podemos fazer com ela?
Bater palmas, pegar as coisas, cumprimentar as pessoas, beliscar, bater, puxar
cabelo (...).
-Utilizando uma
cartolina ou papel similar, colorir as mãos das crianças com tinta guache e
demarcar em algum espaço do papel. Ps. As
crianças vão escolher as cores que quiser sem distinção por gênero. Pedir ajuda a apoio de sala para a turma de 4
anos. Enquanto o trabalho está sendo produzido manter uma música de fundo.
-Discutir com o
grupo qual será o título de nosso cartaz.
Exemplos: Juntos formamos uma turma linda; Estas são nossas mãos; Juntos
faremos a escola um lugar mais bonito; Quem gosta de brincar deixa sua
marca(...)
-Repetir as músicas
cantadas do dia.
Materiais: Cartolina, tinta guache, pincel, fita crepe,
celular e caixinha de som.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Aula 4
-Acolhida
e interação com os alunos.
-Organização
de circuito dentro de sala de aula (turmas de 4 anos) – organizar as mesas e
cadeiras e modo que elas formem um túnel e as crianças passem por baixo sem
encostar o corpo, caminhar em cima da corda.
-Brincadeira
de Bruxo. Delimitar o espaço onde os animaizinhos ficarão presos com arcos e
cones.
-Retorno
para sala de aula, banheiro e água.
-Materiais:
Arcos, cones, cordas, mesas e cadeiras.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Observações e colaboração da coordenação
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Nenhum comentário:
Postar um comentário