domingo, 12 de março de 2017

PLANO DE AULA 2

Quem ja trabalhou com Educação Infantil poderá perceber que algumas das atividades são inapropriadas para as faixas de idade que trabalho ( 4 e 5 anos), mas decidi coloca las para mostrar os erros da inadequação e instigar possíveis colaborações dos colegas leitores. 

ESCOLA MUNICIPAL GOVERNADOR OLINTO DE PAULA LEITE
EDUCAÇÃO FÍSICA – PROFESSOR MARCOS LEANDRO
PLANEJAMENTO DE AULAS DA EDUCAÇÃO INFANTIL E CICLO I /2017

Período: 06/02 a 16/02/2017

Objetivos Específicos
- Apropriar e desenvolver os movimentos fundamentais básicos de locomoção e estruturação do domínio corporal.
- Participar de diversas brincadeiras e jogos que utilizem o corpo e suas potencialidades, aumentando as experiências motoras de cada criança.
-Conhecer o próprio corpo e as partes que o formam, dando lhe possibilidades de movimentações.
- Compreender a importância da hidratação para as práticas de atividades físicas e fazer o uso da garrafa de água diariamente.
-Construir vivencias rítmicas valorizando as brincadeiras cantadas tradicionais e cirandas de roda.
-Estimular a participação democrática e respeitosa dos educandos buscando atenuar as vergonhas corporais e expressivas.

Procedimentos Metodológicos - Ciclo I
*As atividades propostas são possibilidades de trabalho e serão reorganizadas de acordo com a maturidade da turma e variações de espaço e tempo de cada aula.


Aula 1
-Acolhida e interação inicial com alunos.
-Corrida de grupos: individual, de duplas, trios, quatro (...), pular carniça, alternância passando por baixo das pernas – conversar sobre a necessidade de ter cuidado com o grupo e os participantes que correm menos ou que apresentam dificuldade de locomoção para evitar possíveis problemas e machucados. Relembrar a regra do cuidar dos colegas e evitar acidentes.
-Alongamento de MMSS e MMII.
-Brincadeira de carro e moto na maior distância da quadra – conversar sobre regras e espaços.
-Brincadeira cantada: Samba crioula – Samba crioula, que veio da Bahia/ Pega essas crianças e joga na bacia/ A bacia é de prata, ariada com sabão/ E depois de ariada vai lavar o seu roupão/ Seu roupão é de pena, sapatilha é de filó/ quem não abraçar primeiro vai ser a VOVÓ!!!
-Água e banheiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aula 2
-Acolhida e interação inicial com alunos.
-Pega Pega com bola – conversar sobre as regras e os lugares permitidos para acertar a bola.
-Alongamento MMII
-Estafeta simples com bola – organização da turma em dois grupos.
-Roda de conversa: Competição, o que é? É bom ou ruim? Quais características são percebidas nesta atividade e que não agradam o grupo? Cuidado? Necessidade de saber ganhar e perder? Desafiar-se em cada rodada, buscar os limites de cada um (...).
-Água e banheiro.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aula 3
-Acolhida e interação inicial com alunos.
-Brincadeira Rabo de gato.
-Alongamento sentado individual e em duplas Distribuir os alunos em todo o espaço da quadra de maneira que tenham amplitude de movimento; alongamento de costas e posteriores de coxas com pernas abertas e fechadas, alongamento de medial de coxa com flexão, frente para o colega um puxando o outro de frente, Extensão de coluna em L, flexão de joelho, abraço de pernas, torção do tronco deitado.
-Brincadeira Adoleta e reflexão final sobre o andamento da aula e possíveis acontecimentos e problematizações.
-Retorno para sala, banheiro e água.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Aula 4
-Acolhida e interação inicial com alunos.
-Conversa sobre as brincadeiras preferidas da turma – elencar no quadro todas as brincadeiras, fazer leitura coletiva e por votação da turma escolher duas brincadeiras para que possamos vivenciar na aula.
-Roda de conversa ao final para discutir sobre a forma de organização do dia, “escolha democrática”, e analisar a possibilidade de novos momentos iguais a esse, de escolha, como forma de se evitar conflitos em sala e buscar a diversão de todos. Persistir no uso diário da garrafa de água.
-Retorno para sala de aula, banheiro e água.
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


Possibilidades de Procedimentos Metodológicos – Educação Infantil

-Aula 1
-Acolhida e interação com os alunos.
-Em sala de aula organizar as mesas para fazer brincadeiras Cantadas: Caranguejo, marcha soldado, indiozinhos, estátua, cabeça-ombro-joelho e pé, brilha estrelinha.
-Banheiro e água para sair de sala.
-Deslocamento em fila para quadra – utilizar a corda como norteador.
-Caminhar em cima das linhas da quadra, corridas simples na menor distancia e na maior distância.
-Distribuir bolas de diferentes tamanhos e deixar que os alunos utilizem a bola para explorar os espaços da quadra e o próprio corpo.
-Chute ao gol – utilizando dois cones, demarcar um lugar para que os alunos possam chutar a bola como penâlti do futebol.
-Organização de materiais em espaço determinado.
-Volta à calma e preparação para voltar para sala.
-Água e banheiro.
-Materiais: Corda, celular e caixa de som, 4 cones, Bolas de diversos tamanhos e pesos.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Aula 2
-Acolhida e interação com os alunos.
-Convidar para imitar os animais, ver o que cada aluno consegue imitar sons e corpo, dar sugestões: macaco, galinha, perú, cachorro, rato, ovelha, pato, arara, gato, porco, pintinho, coruja, leão, cavalo, elefante, cobra, sapo, lobo.
-Ouvir e dançar a música da Eliane: dança dos bichos, 2:22 (spotify – Educação Infantil).
-Música dos patinhos da Xuxa, 2:06 (spotfy –Educação infantil).
-Mostrar a lista de animais para os alunos e contar que seremos exploradores e vamos procurar os animais da lista que estão com medo das crianças na escola e decidiram se esconder ou na quadra ou no parquinho, os alunos deverão encontrar a figura dos animais e trazer de volta para o professor.  Após encontrar os 27 animais – e entregar para o professor. Em roda de conversa conversar sobre o que é cada animal e como é o som daquele animal, dramatizar o som e o movimento. Retornar para sala e colorir os animais com lápis de cor ou giz de cera.
-Materiais: Xerox com os bichos em folha para que os alunos procurem pela quadra, caixa de som, celular com bateria, lápis de cor ou giz de cera.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

               
-Aula 3
- Acolhida e interação com os alunos.
-Cantar a música dos patinhos, indiozinhos e por fim apresentar a música dos dedinhos. Questionar aos alunos qual parte do corpo as músicas trabalhadas do dia tem em comum, estimular a discussão e observação do próprio corpo.
-Conversar sobre quais são as funções das mãos para o ser humano, o que podemos fazer com ela? Bater palmas, pegar as coisas, cumprimentar as pessoas, beliscar, bater, puxar cabelo (...).
-Utilizando uma cartolina ou papel similar, colorir as mãos das crianças com tinta guache e demarcar em algum espaço do papel. Ps. As crianças vão escolher as cores que quiser sem distinção por gênero.  Pedir ajuda a apoio de sala para a turma de 4 anos. Enquanto o trabalho está sendo produzido manter uma música de fundo.
-Discutir com o grupo qual será o título de nosso cartaz. Exemplos: Juntos formamos uma turma linda; Estas são nossas mãos; Juntos faremos a escola um lugar mais bonito; Quem gosta de brincar deixa sua marca(...)
-Repetir as músicas cantadas do dia.
Materiais: Cartolina, tinta guache, pincel, fita crepe, celular e caixinha de som.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
-Aula 4
-Acolhida e interação com os alunos.
-Organização de circuito dentro de sala de aula (turmas de 4 anos) – organizar as mesas e cadeiras e modo que elas formem um túnel e as crianças passem por baixo sem encostar o corpo, caminhar em cima da corda.
-Brincadeira de Bruxo. Delimitar o espaço onde os animaizinhos ficarão presos com arcos e cones.
-Retorno para sala de aula, banheiro e água.
-Materiais: Arcos, cones, cordas, mesas e cadeiras.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Observações e colaboração da coordenação

___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário